Aulas presenciais em escolas estaduais são retomadas em São Roque

Igor Juan

14 de abril de 2021
Atualização:14 abr 2021 às 15:34

As aulas presenciais na Rede Estadual retornam nesta quarta-feira (14) em Sorocaba e nas demais cidades da Região Metropolitana. O anúncio desse retorno foi feito na sexta-feira passada.

Durante todo o período da Fase Emergencial, as instituições de ensino da Rede Estadual estavam em recesso desde o dia 12 de março. Já a rede municipal, particular e Ensino Superior poderiam, ou seguir esse recesso, ou continuar as aulas só por meio online.

Essa retomada seguirá o seguinte protocolo da Fase Vermelha: o ensino seguirá híbrido, mesclando aulas presenciais e remotas, e com as salas de aula com ocupação de 35%. Nesta fase, os pais não são obrigados a levarem seus filhos para a escola.

Entretanto, a Secretaria Estadual de Educação orienta que apenas os alunos que pertencem aos seguintes grupos retornem com as aulas presenciais: os que dependem da merenda escolar, os que estão com problemas em assistir as aulas remotas, e aqueles que estão com problemas de defasagem na Educação. 

Retorno das aulas presenciais na Região

Em Sorocaba, as aulas presenciais na rede municipal e estadual voltam somente no dia 20 de abril, na semana que vem. A rede particular continua com as aulas híbridas.

Na cidade de Itu, o retorno só será feito no dia 30 de abril. Até lá, os alunos seguirão tendo videoaulas. A cidade de Salto foi mais além e o ensino presencial só será retomado no segundo semestre.

Votorantim abrirá as escolas somente no dia 18, assim como Piedade. Jundiaí será uma das únicas que seguirá o cronograma estadual.

Vale lembrar que a vacinação dos profissionais de Educação continua acontecendo nas cidades da Região Metropolitana de Sorocaba, com o intuito de facilitar a reabertura, e que os professores se sintam mais protegidos e seguros para essa retomada.