Castelo medieval em São Roque (SP) atrai turistas internacionais

Igor Juan

27 de agosto de 2021
Atualização:27 ago 2021 às 13:31

Baseado na obra de George R.R Martin, a cidade de São Roque tem um castelo medieval, semelhante aos da série Game Of Thrones, com hospedaria, museu e restaurante, e vários eventos e shows que remetem à Idade Média.

Os construtores do projeto esperam destacam que o empreendimento  seja a maior construção medieval da América Latina, já que esse tipo de construção é mais comum na Europa. Apesar de ser uma atração turística, o castelo de São Roque terá como principal mote, ensinar sobre como funcionavam a rotina dos cavaleiros medievais.

O projeto do castelo é de autoria da Família Ruiz, que há décadas já pensava em construir essa obra na cidade. O castelo foi construído com revestimento de pó de pedra e foi inspirada no Castelo de Bevilacqua, a cerca de 50 km de Verona, no norte da Italiano e em São Roque está localizado no bairro Morro do Saboó, local conhecido por já ser um ponto turístico aos pás da uma grande montanha na rodovia Castelo Branco, saindo de São Roque. A área tem 4 mil metros quadrados.

As torres e os muros externos foram projetados pelo arquiteto Erick Monteiro são visíveis a quilômetros de distância. Quando concluído, o castelo será “povoado” por guerreiros com suas armaduras brilhantes por todos os lados. A proposta é que os ambientes acompanhem e reforcem o contexto medieval com uma experiência interativa.

“A ideia é um castelo de guerreiro mesmo, não de princesa. É a história do nosso avô que veio pro Brasil e sempre falava muito sobre a importância dos guerreiros terem seus castelos. Depois de muitos anos resolvemos iniciar o projeto”, diz Magali Pereira Dias que idealizou o projeto com o marido.

O castelo tem cinco andares, com vários quartos com design medieval, e uma arena para 2500 pessoas, servindo de palco para shows. Ainda será construído um calabouço, de capacidade de 500 pessoas, que servirá como uma espécie de pub.

As obras começaram em 2016 e terminaram neste ano de 2021. Contudo, a inauguração deve acontecer somente em 2022. Para se destacar como atração turística, o castelo funcionará inicialmente como uma casa de shows e pequenos espetáculos recebendo alguns turistas de toda a parte do mundo.

Day use

Para ter acesso a todos os ambientes e serviços, os visitantes poderão adquirir ingressos day use. Ou seja, por um valor fixo — ainda não definido — será possível aproveitar toda a experiência, incluindo bebidas e refeições temáticas e roupas especiais para entrar ainda mais no clima. Também estão previstas apresentações simultâneas nos vários ambientes do castelo.

“Queremos levar essa cultura adiante, ter um lugar até mesmo para as crianças das escolas passearem e aprenderem mais sobre História. Pensamos em ter uma sala de exposição como se fosse um museu para trabalhar essa parte cultural”, diz Magali Pereira Dias.

Castelo dos Vinhais em Valinhos, interior de São Paulo

Ainda no interior de São Paulo, outro Castelo que atrai turistas e até é usado para grandes eventos e gravações de séries e filmes é o Castelo dos Vinhais fica em Valinhos, a 80km da capital.

O projeto do Castelo dos Vinhais teve início ainda na década de 80, quando um filho de imigrantes portugueses, inspirado em suas origens, deu início à realização de um de seus grandes sonhos e construiu na cidade de Vinhedo.

Anos mais tarde, sob a administração de uma empresa de Buffet, o castelo foi restaurado e ampliado para receber em suas dependências eventos exclusivos, oferecendo a anfitriões e convidados alta gastronomia e uma encantadora estrutura alinhada à natureza.

Castelo-Castelo das Vinhas-Castelo em Valinhos

Na parte mais alta do jardim está o Castelo Principal, com salas amplas integradas a um grande salão com lustres de brilhantes que chegam a 2 metros de altura e grandes portas com vitrais personalizados que se abrem para uma sacada com vista para o lago. Na parte inferior, onde acontecem as recepções, encontra-se um outro castelo, menor, com deck suspenso sobre as águas do lago e cercado por árvores e plantas, como a neve da montanha, que nos períodos frios floresce e reforça ainda mais o clima europeu. A área conta ainda com todos os detalhes das tradicionais edificações do Velho Continente, como passagem secreta, muralhas com mirantes de mais de 30 metros de altura e amplo bosque com cascata, pontes e riacho.

Hoje, o castelo se destaca na realização de eventos privados e tem sido uma das escolhas favoritas de noivos de todo o Brasil e até mesmo de outros países, que elegem o local para eternizar os seus sonhos inspirados nos mais lindos contos de fadas.

*** Devido ao período de pandemia de covid-19 os locais podem sofrer alteração no horário de funcionamento e limitação de público.