Ciclone tempestade vai atingir Sorocaba, São Roque e região

Igor Juan

21 de setembro de 2021
Atualização:21 set 2021 às 15:33

A semana teve início com bastante sol e calor na maior parte da região sudeste do pais. As temperaturas durante a semana ao que monitorado por serviços de meteorologia devem ficar entre 34°C e 39°C por boa parte do Brasil, mas o calor pode a qualquer momento ser radicalizado pela formação de um ciclone e frente fria que deve atingir Sorocaba e região.

Uma frente fria, associada a um ciclone extratropical, chega a região sudeste na noite de terça-feira (21), fazendo com que nuvens carregadas de chuva tomem conta do sul e leste de São Paulo e também no Rio de Janeiro. Já no litoral paulista pode ocorrer nebulosidade e chuva pelos períodos da tarde com achegada da frente fria.

No interior de São Paulo em cidades como Sorocaba, Itapetininga e Campinas, há previsão de pancadas de chuva isoladas de chuva durante o dia,  e chuva intensa a partir da fim da tarde / início da noite.

Ar mais úmido e frio

Entre quarta e quinta-feira, a umidade fica mais elevada e as temperaturas diminuem. Não há condições para frio intenso, mas o calor vai diminuir bastante e a sensação volta a ser de frio em algumas regiões. A chuva chega também ao sul e leste do estado de Minas Gerais e ao Espírito Santo.

A passagem da frente fria não vai trazer grandes volumes de chuva que sejam capazes de reverter a seca no interior de São Paulo. Os volumes também não são expressivos para a agricultura e para o abastecimento dos reservatórios. Mas, de qualquer forma, ajuda a limpar a atmosfera. A chuva e o vento vão auxiliar na dispersão dos poluentes sobre a faixa leste do Sudeste, com isso a qualidade do ar fica melhor em relação aos dias extremamente quentes e secos.

Mar agitado e formação de ciclone

A atuação de um ciclone extratropical vai deixar o mar agitado em grande parte do litoral do Brasil ao longo dos próximos dias. Do Sul ao Nordeste há expectativa de agitação marítima nesta semana.

De acordo com a Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), a aproximação de um sistema frontal poderá provocar ventos de direção Leste a Nordeste, com intensidade de até 60 km/h (33 nós).

Os ventos devem atingir a faixa litorânea entre os estados de São Paulo, ao norte de Santos, e do Rio de Janeiro, ao sul de Arraial do Cabo, entre as manhãs dos dias 20 e 21 de setembro.