Como economizar na compra de material escolar

Igor Juan

1 de fevereiro de 2021
Atualização:01 fev 2021 às 18:46

Atualmente os pais de muitos estudantes tem como missão a compra do material escolar para os filhos. Seja com aula presencial ou online, o material escolar é indispensável.

Para auxiliar e ajudar a economizar, o setor de economia da Associação Comercial de Sorocaba junto com o Correio do Interior auxilia com dicas para economizar na compra dos itens.

Antes de partir para as compras, cheque o material escolar que seu filho já têm em casa e veja o que ainda está em boas condições de uso. Muitas itens do ano anterior podem servir para o momento atual de estudos – escola.

Educação financeira

Estabeleça quanto você pode gastar na compra do material escolar e converse com seu filho sobre isso, mostrando quanto à família pode disponibilizar, iniciando assim também o conhecimento e  educação financeira da criança.

Analise se é necessário comprar tudo agora

Veja se não é possível fracionar a compra de alguns itens da lista. Você pode inicialmente comprar os itens mais importantes e essenciais, e depois comprar os de pouco uso e demanda.

Opte por marcas

Você pode optar por marcas mais populares, que geralmente custam menos que marcas famosas e de holofotes. Em muitos dos orçamentos o que acaba saindo caro é o material por base na marca. Mas nem sempre marcas famosas e altamente conhecidas, são sinônimos de qualidade.

Compare preços

Aproveite a facilidade que a internet oferece e pesquise os valores por meio de sites especializados. Presencialmente você também pode ir em lojas e comprar preços de uma a outra e até mesmo negociar com vendedores.

Compre em conjunto com outros pais

Algumas lojas oferecem maior desconto quando os itens são comprados em maior quantidade de pessoas, essa pratica vem se tornando cada vez mais comum. Os pais de estudantes se reúnem em grupos de dez pessoas ou mais para juntos compararem os itens, o que acaba garantindo um maior desconto e custo benefícios a eles, tendo em vista que um loja – vendedor, não deixaria de perder uma venda coletiva.

Condições de Pagamento

Negocie descontos ou melhores condições na hora de finalizar a compra do material escolar. Geralmente o pagamento a vista em dinheiro ou debito no cartão, também abre vantagem de um desconto considerável.

Cuidado com as exigências abusivas

Se aparecerem na lista itens de uso comum, como produtos de higiene e limpeza, ou usados na área administrativa, questione. Essa é uma prática abusiva e proibida de acordo com a Lei 9.870/99. A escola também não pode exigir que você compre os materiais escolares em um determinado estabelecimento ou de uma marca específica, pois os pais têm total liberdade de pesquisar preços e adquirir o que melhor cabe no bolso.