Confira dicas de como voltar para a academia após a pandemia acabar

Igor Juan

12 de julho de 2021
Atualização:12 jul 2021 às 14:47

Desde o começo da pandemia de Covid-19, a rotina do cidadão brasileiro mudou drasticamente, desde o começo de 2020 e uma dessas mudanças está na ida para a academia de ginástica. Com as regras de isolamento social e uso de máscaras, além do decreto de lockdown, muitas pessoas deixaram de frequentar as academias, optando por exercitarem em casa, ou fazerem nada.

Entretanto, a situação da pandemia no Brasil mudou muito, desde que a vacinação contra a Covid-19 começou, neste ano, fazendo com que muitas pessoas voltassem aos poucos com suas rotinas habituais, após receberem a imunização, principalmente retornando com as atividades físicas.

Mas, como retomar a ida para as academias de ginástica no pós-pandemia? Para responder essa questão, ouvimos o personal trainer e coach Paulo Heitor Ferraz de Moura, 34 anos, morador de Sorocaba, que deu algumas dicas de como fazer isso:

Como voltar para a academia no pós-pandemia?

A primeira coisa que o personal trainer Paulo Moura orienta é que aquele que desejar voltar para a academia é fazer um checkup da sua Saúde, por meio de exames cardiológicos e de sangue, para saber como essa volta pode ser feita.

Mesmo que a rotina da pessoa seja de exercícios pesados, é necessário começar bem devagar, fazendo exercícios aeróbicos, alongamentos e musculação com pesos pequenos, sem muito desgaste para a musculação. Vale lembrar também de duas coisas importantes, quem já teve Covid-19 e se recuperou normalmente, mas apresenta sequelas, é necessário voltar para a academia com supervisão e autorização médica mais específica. 

Posso retornar com as atividades físicas no mesmo ritmo que antes da pandemia?

Infelizmente, a resposta para essa pergunta é NÃO. Paulo Moura alerta que, por conta da maioria das pessoas passarem mais tempo em casa sem fazer nada, voltar para a academia no mesmo ritmo de antes da pandemia pode causar danos para a nossa Saúde.

Como dito anteriormente, o retorno deve ser feito de forma lenta e progressiva, intercalando dias, para quem vai frequentemente. O ideal é começar sem exercícios de força física, focando mais nos aeróbicos e caminhadas, passando para as corridas, para depois voltar com a musculação, primeiro com cargas menores, e depois para as maiores.

Quanto tempo até voltar à normalidade?

Depende de pessoa para pessoa. Aqueles que conseguem ir todos os dias por semana na academia demorariam mais de um mês para voltar com a rotina habitual. Mas, o ideal é não tentar apressar esse retorno, e deixar isso acontecer naturalmente.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *