Conheça as etapas do processo de tratamento da água em Mairinque

Igor Juan

3 de junho de 2021
Atualização:03 jun 2021 às 12:53

Estação de tratamento de água Mairinque

Estação de tratamento de água da cidade de Mairinque – Foto Saneaqua.

A água tratada que é consumida pela população da cidade de Mairinque passa por um longo percurso antes de despontar nas torneiras das residências.

Em Mairinque, a água bruta é captada nas represas Fiscal e Carvalhal e em dezoito poços com captação subterrânea. Após a captação, o volume necessário para abastecimento da cidade é encaminhado para a Estação de Tratamento de Água do bairro Cruzeiro – ETA Cruzeiro.

Na estação de tratamento, a água retirada dos mananciais é submetida a diversos procedimentos de filtragem e desinfecção até ficar plenamente adequada para o consumo humano, o que chamamos de potabilidade, e só então ser distribuída para as residências.

Em Mairinque, atualmente, 100% da área de cobertura do contrato de concessão recebe água tratada e de qualidade.

Conheça as etapas do processo de tratamento da água que abastece Mairinque

1º Coagulação: Após a captação da água bruta, a primeira etapa de tratamento é a coagulação, que tem como função suspender as partículas e impurezas presentes na água;

2º Floculação: Permite que as partículas e impurezas da água sejam agrupadas formando flocos;

3º Decantação: Essa etapa tem como objetivo levar as impurezas da água para o fundo dos tanques de tratamento;

4º Filtração: Nesse processo a água passa por filtros com substâncias porosas como areia, capazes de reter os menores flocos, impurezas e protozoários;

5º Fluoretação: Nessa fase é realizada a adição de fluoretos na água e o processo permite a redução da cárie dentária infantil em até 65%;

6º Cloração: Essa é a etapa final do tratamento e consiste na adição de cloro na água, promovendo a desinfecção e assegurando a eliminação de micro-organismos patogênicos.

Ao longo das etapas de tratamento, a água passa por inúmeras análises laboratoriais e testes de padrões de qualidade para garantir a potabilidade. Ao final do processo de tratamento, a água é transportada até os reservatórios localizados em diversos bairros da cidade e distribuída para os imóveis.

“O processo de tratamento da água é fundamental, principalmente para a saúde da população. Isso porque na água dos mananciais podem estar presentes vírus e bactérias capazes de disseminar doenças”, informa Rodrigo Dias, diretor de Operações da Saneaqua.

Maior segurança para o consumo de água

O processo de tratamento da água têm por objetivo assegurar que esse recurso alcance elevados níveis de higiene, pois com a remoção de bactérias, protozoários, entre outros microrganismos, a água fica livre de quaisquer resquícios de matéria orgânica que poderiam gerar mau cheiro ou contaminações, porque após o tratamento, a água ganha um aspecto límpido, geralmente sem cor, sabor ou odor.

Portanto, se conectar à rede pública de abastecimento dá a segurança sobre a origem da água que abastece o seu imóvel e é uma boa forma de garantir a qualidade da água que será consumida pela população.

Campanha “Jogando junto pela água”

A Saneaqua iniciou neste mês a campanha “Jogando junto pela água”, que visa orientar e incentivar hábitos de consumo equilibrados. A campanha terá uma página exclusiva com dicas e informações sobre o assunto e permitirá que as pessoas acompanhem, de forma atualizada, as condições dos mananciais de captação e os índices pluviométricos da cidade, mostrando que pequenas ações podem trazer grandes resultados. A proposta é que todos reflitam sobre o consumo de água e usem do bom senso para ajudar o meio ambiente.

Hábitos bem simples, como diminuir em 1 minuto o tempo no banho, fechar a torneira ao escovar os dentes, usar balde para lavar o carro, entre outros, ajudam na redução do consumo de água.

“Mesmo com a atual necessidade de higienização e limpeza geradas pela pandemia, é possível utilizar a água de forma consciente. Evitar desperdícios, como na lavagem de calçadas e varandas, na irrigação de jardins”, reforça Dias.