Itaberá decreta lockdown com nova variante P.4 da Covid-19

Igor Juan

28 de maio de 2021
Atualização:28 maio 2021 às 17:20

A Prefeitura de Itaberá, cidade vizinha à Itapetininga, declarou lockdown, na manhã desta quinta-feira (27), após a chegada da variante P.4 da Covid-19 na Região. A cidade permanecerá fechada até o dia 07 de junho.

A decisão também vale para os serviços essenciais, como supermercados, padarias e farmácias, que devem funcionar somente via delivery. As aulas presenciais também foram suspensas. Só permanecerão abertos os postos de gasolina.

Como se não bastasse a nova cepa da Covid, o sistema de Saúde de Itaberá está em colapso. Desde o ano passado, o município registrou 1858 casos e 56 óbitos. O principal hospital da cidade tem 11 leitos ocupados.

Vale lembrar que o Governo de São Paulo, na semana passada, deu autonomia para que as cidades paulistas determinem se pretendem seguir as determinações do Estado, ou regredir os municípios para fases anteriores do Plano SP, caso a pandemia saia do controle.

Mesmo com nenhum caso confirmado da variante P.4 ainda, a Prefeitura de Itaberá se preocupa com o assunto, pois cidades vizinhas como Itapetininga, São Miguel Arcanjo, Iperó, Capão Bonito e Cesário Lange registraram casos da nova cepa, que até o momento é desconhecida pela Ciência.