19 de maio de 2021
Atualização:23 maio 2021 às 13:33
A Fase de Transição será prorrogada em São Roque, Sorocaba, e nas demais 643 cidades do Estado de São Paulo, até o dia 31 de maio. Porém, a partir de agora, as regras da Fase Laranja irão vigorar em sua totalidade. Sendo assim, os seguintes setores podem funcionar com 40% da ocupação:
O toque de recolher está mantido, das 21h às 05h, e órgãos e repartições públicas devem continuar em homeoffice.
Em 01 de junho, todo o Estado entrará numa nova Fase do Plano SP, ainda sem nome, mas que se assemelha bastante com a Fase Amarela. Nela, a taxa de ocupação dos serviços acima pode passar para 60% e o toque de recolher volta a ser das 22h até às 05h.
Para que isso seja possível, a secretária Patrícia Ellen informou, na coletiva desta quarta-feira (19), que o número de testagens rápidas nos municípios irá aumentar, para que essa flexibilização das medidas da pandemia seja possível.
Além disso, o Estado dará mais autonomia para que os municípios de São Paulo decidam flexibilizar o isolamento social por conta própria, pois com o aumento dos testes de Covid-19, cada cidade poderá fazer um diagnóstico próprio sobre a situação da pandemia no local, podendo por conta própria, ou regredir para a Fase Vermelha, ou avançar para a Fase Verde, por exemplo, sem que o Estado determine.
Na coletiva, ainda foi divulgado mais etapas da vacinação no Estado de São Paulo, para os meses de maio, junho e julho. Confira o cronograma: