Marinha alerta sobre tempestade de ventos destrutivos no Brasil

Igor Juan

22 de setembro de 2021
Atualização:22 set 2021 às 19:10

Com a formação de um ciclone extratropical que percorre diversos estados Brasileiros, as autoridades de proteção civil 0 Defesa Civil de diversos estados alertam para os cuidados e riscos em meios aos vendavais, fenômeno também conhecido como tempestade de vento.

De acordo com dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia, os ventos com força para destruir estrutura de casas, como telhados e demais itens, podem chegar a 88,8 km/h.

Segundo serviços de meteorologia que monitoram as constantes mudanças climáticas, há risco de ocorrer vendaval que podem gerar prejuízos em geral nos Estados de São Paulo, Minas gerais, Rio de Janeiro e Espirito Santo. No interior de São Paulo a força do vento já é percebível nas cidades: Itapetininga, Sorocaba, Mairinque, São Roque e Araçariguama, onde os moradores pelas redes sociais tem relatados ventos de alta potência, gerando preocupação.

No estado do Espirito Santo, a Defesa Civil emitiu um alerta de atenção depois que uma forte onda de ventania atingiu a capital do estado- Vitória entre a noite de terça-feira (21) e a manhã de quinta (22) e causou transtornos e prejuízos diversos. Os ventos destrutivos chegaram ao estado depois das 21h.

No Rio de Janeiro a mesma situação também foi registrada, o vento arrancou  100 árvores, destelhou casas e uma unidade escolar e até jogou um muro para cima de carros e bairros em diferentes pontos do município ficaram sem energia elétrica, a situação também gerou atraso nos operações de funcionamento de trens e no metrô e a Ponte Rio-Niterói precisou ser fechada pelos fortes rajadas de vento.

De acordo com o aviso meteorológico emitido pela Marinha, até esta quinta-feira 23 de setembro, diversos estados podem sofrer com ventos de até 75 quilômetros por hora.