22 de abril de 2021
Atualização:22 abr 2021 às 14:14
O Ministério da Saúde orientou, na tarde desta quarta-feira (21), que Estados e Municípios comecem a vacinar pessoas com conorbidades, segundo Grupo de Risco com mais chances de contrair a Covid-19, em maio. Cerca de 17 milhões de pessoas em todo o Brasil serão contempladas.
Para organizar as filas, o Ministério orienta que os Estados comecem a vacinar aqueles que tem conorbidades e que são idosos, até chegar na população jovem. Para isso, é necessário também realizar um cadastro no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, ou em uma unidade do SUS.
Esse cadastro não é obrigatório. No dia da vacinação, basta apenas apresentar algum comprovante médico ou relatório que ateste a doença pré-existente. A pasta salienta que cada Estado é responsável pelo seu próprio cronograma de vacinação, e que o começo dessa campanha não precisa exatamente começar no mês que vem.
A formação desse grupo de risco foi feita com base em dados da OMS, sobre quais doentes crônicos têm mais chances de pegar a Covid-19.