6 de julho de 2021
Atualização:06 jul 2021 às 16:17
Pitaya de polpa branca, facilmente encontrada no Brasil.
Considerada uma fruta exótica e de consumo incomum, em que muitos dizer que apenas os “ricos” fazem seu consumo, por ser cara, a pitaya de coloração atraente e saborosa, é rica em vitaminas e nutrientes, possuindo baixo valor calórico. Por isso, é muito indicada para o cardápio de quem quer perder ou controlar o peso, pois contém propriedades que ajudam no processo de emagrecimento.
A polpa da fruta é doce e macia, e seu sabor pode facilmente ser associado (comparado) ao do kiwi e do melão, a fruta é muito utilizada em doces, geleias, iogurtes, sorvetes e tortas. Também combina muito bem como acompanhamento nas saladas.
No Brasil, a pitaya pode ser encontrada de dezembro a maio na região sudeste (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro), Além disso, é muito cultivada no resto da América do Sul, Israel e China.
Existem 3 variações da fruta, que incluem diferentes colorações.
Para comer a pitaya deve-se cortar a fruta ao meio, e comer somente a sua polpa. A polpa da pitaya também pode ser usada em saladas, para preparar suco ou vitamina, geleias, sorvetes ou doces.