Prefeitura de Salto multará moradores que desperdiçarem água

Igor Juan

21 de julho de 2021
Atualização:21 jul 2021 às 10:27

A Prefeitura de Salto precisou tomar, na noite desta terça-feira (20), mais uma medida drástica para evitar o desabastecimento de água na cidade. A partir desta quarta-feira, quem for flagrado desperdiçando água será multado em R$ 300,00.

Além da seca, o baixo nível do Ribeirão Buru, que abastece a cidade, preocupa os agentes públicos, que mesmo com o rodízio o abastecimento de água no começo de julho, mantém o estado de alerta. A fiscalização será redobrada e os moradores devem ficar atentos.

No atual momento, o principal manancial de Salto está num nível tão baixo, que dificulta o fluxo da água para os reservatórios. Com a estiagem sem data para terminar, a situação deve se agravar ainda mais nos próximos meses, mesmo com o racionamento de água, onde os moradores ficam 36h com abastecimento normal, e 12h sem.

Até o momento, 100 moradores foram autuados desperdiçando em flagrante, mas sem a aplicação de multa. Essa cobrança será contabilizada na conta de água do infrator. As denúncias podem ser feitas pelo telefone: (11) 96192-7808.

Além de Salto, Porto Feliz e Itu também estão multando moradores pelo desperdício. Para evitar ser multado, os moradores devem seguir as seguintes recomendações básicas:

  • Evitar lavar a caçada;
  • Molhar as plantas e os jardins o mínimo possível;
  • Fazer a manutenção do sistema de encanamento;
  • Dentro das casas, evitar deixar torneiras abertas e tomar banhos rápidos;

Em relação ao fim da estiagem, não h[á nenhuma previsão de chuva considerável para a região nos próximos 15 dias. O tempo irá ficar ensolarado, com frio de manhã, e Sol no período da tarde. Até o momento, somente essas 3 cidades da RMS anunciaram medidas de combate ao desabastecimento de água.