Programa auxilia jovens na busca do primeiro emprego

Igor Juan

31 de janeiro de 2021
Atualização:31 jan 2021 às 15:37

Conquistar o primeiro emprego é sempre um desafio. Seja pela falta de experiência profissional, insegurança, concorrência de outros jovens ou pelas exigências dos empregadores. Os obstáculos são muitos. Mas, existem maneiras de superá-los. E a educação é uma delas.

O Programa Educação para o Trabalho, oferecido pelo Senac Sorocaba, tem como principal tarefa preparar os jovens para entrar no mercado de trabalho. Entre os pontos abordados, estão a importância de saber trabalhar em equipe, do respeito à hierarquia e à diversidade de pensamento, de compreender os processos produtivos, de saber se comunicar com clareza, seja oralmente ou por escrito, de saber usar as tecnologias comuns ao dia a dia profissional, compreender os direitos e deveres dos trabalhadores e muitas outras questões relacionadas ao mundo do trabalho.

“O programa tem um papel fundamental, que contribui para o desenvolvimento dessas competências, na percepção de si, do outro e do coletivo, em um mundo cada vez mais conectado, onde é preciso saber articular as informações e conexões com criticidade”, afirma Eliane Mazzuia, docente da área de desenvolvimento social, do Senac Sorocaba.

Ela aponta que o mundo contemporâneo tem como característica marcante a velocidade nas mudanças e transformações, demandando maior preparação dos jovens para inserção no mercado de trabalho.“Além disso, vivemos em um cenário competitivo, com grande número de pessoas em busca de uma primeira oportunidade de emprego ou de uma recolocação”, diz. Segundo a docente, o que contribuirá para que o jovem, ainda sem experiência, conquiste sua vaga, será o diferencial da capacitação qualificada, que inclui o desenvolvimento pessoal e de competências necessárias para a atuação profissional.

“Percebo que a juventude atual tem uma imensa capacidade de contribuir com o mundo contemporâneo. Porém, é necessário um amadurecimento e o desenvolvimento das competências necessárias para o trabalho cooperativo. Acredito que o programa tem muito a oferecer nesse aspecto”, destaca Eliane.

Desconto e gratuidade

Para contribuir com a crise econômica em decorrência do novo coronavírus, o Senac São Paulo oferece desconto promocional de 30% em cursos presenciais técnicos, livres e idiomas até dezembro de 2021. No período mencionado, as aulas poderão ser iniciadas remotamente. Há também o Programa Senac de Gratuidade. Para se candidatar a uma vaga gratuita, o interessado deve ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais. As inscrições podem ser realizadas no site do Senac sp.senac.br/bolsas-de-estudo e as vagas podem ser solicitadas a partir de dez dias antes da data de início do curso, conforme disponibilidade de bolsas.