Significado espiritual da Andorinha

Igor Juan

11 de abril de 2021
Atualização:11 abr 2021 às 14:50

A andorinha é uma ave bem pequena, muito semelhante às pombas, e que possuem quase os mesmos significados espirituais, como: esperança, boa sorte, amor, fertilidade, luz, pureza, ressureição, entre outros.

Na cultura chinesa, a andorinha representa fertilidade. Sempre que um bando de andorinhas é visto voando pelos céus na Primavera, é um bom sinal. Aliás, as lendas dizem que Confúcio teria nascido em um ovo de andorinha.

Para os egípcios, a andorinha representa o milagre da ressureição, pois representa a deusa Ísis, mãe da fertilidade, que se transforma no animal, para chorar a morte de seu filho Hórus, esperando que ele volte à vida.

Na mitologia africana, a andorinha representa a pureza e a água, responsável por trazer as chuvas necessárias para o plantio dos alimentos. Por ser um animal migratório e monogâmico, que possui um parceiro para a vida toda, também simboliza o amor eterno.

Na Cultura Portuguesa, devido ao passado dos navegadores portugueses e suas descobertas de novas terras, é comum se encontrar a figura da andorinha em vários locais e de várias formas: murais, artesanatos, escultura, poesias e canções.

A andorinha é monogâmica, ou seja, possui um parceiro durante toda a sua existência. Por essa razão está associada ao amor e à fidelidade.

Esta ave remete à partida e ao regresso, pois, parte no inverno e regressa na primavera, por vezes, ao mesmo lugar que havia deixado.

Significado da tatuagem de andorinha

A tatuagem de andorinha foi uma das primeiras a se tornaram populares, sendo o mais comum em marinheiros, ainda nas primeiras décadas do século XX.

Os marinheiros faziam a tatuagem por essa questão da andorinha estar sempre indo e voltando, por isso é considerada uma tatuagem old school.

Mas além disso, acredita-se que se um marinheiro morresse em alto mar, a sua alma era levada até os céus pelas andorinhas, que simbolizavam luz e transformação.

Hoje a escolha da andorinha como tatuagem ainda tem relação com seu significado.

Alguns artistas famosos e suas tatuagens com andorinhas:

Johnny Depp: tem uma tatuagem de andorinha no seu braço direito.

Robbie Willians: possui 2 andorinhas tatuadas em seu abdomem.

Marc Almond: vocalista da banda Softcell tem uma andorinha no pescoço.

Mark McGrath: vocalista da banda Sugar Ray, possui uma andorinha vermelha, no ombro esquerdo e uma azul, no ombro direito.

 

Significado de ver uma andorinha

O principal significado andorinha é a esperança, sendo também uma representação da sorte, amor, fertilidade, ressureição, pureza, primavera, metamorfose e renovação. Por tanto se ver uma andorinha, pode ter certeza que é um bom sinal em torno da sua vinda, tendo em vista que o universo emite sinais das mais diferentes situações as pessoas, seja bom ou ruim, mas o universo se comunicada.

Sonhar com Andorinha

Andorinha pousada: momentos felizes e boas notícias.

Bando de andorinhas: paz no dia a dia.

Andorinhas voando: previsão de mudanças

Uma andorinha entrando na casa do sonhador: visita de uma pessoa querida.

Ver um ninho de andorinha no sonho: significa harmonia em família.

Uma andorinha gorjeando perto do sonhador: prenúncio de alegrias.

Sonhar com morte de uma andorinha: presságio de más notícias e infelicidade.

Observação: esses significados são apenas apontamentos e alguns arquétipos associados aos aspectos inerentes à essa ave.

O sonhador precisa levar em conta o que a andorinha representa para si e estabelecer uma relação entre o sonho e o momento que está vivenciando.

O nosso inconsciente se comunica conosco utilizando nossos sonhos. O sonhador é o melhor intérprete de seus próprios sonhos.

Onde vivem as andorinhas ?

É uma das aves com distribuição mais ampla na América Latina, ocorrendo desde a Costa Rica até a Terra do Fogo, assim como desde o nível do mar até os Andes.

Reprodução das andorinhas

Na natureza usa buracos em barrancos, escarpas e rochas tanto para nidificar quanto para pernoitar. Este hábito representou uma pré-adaptação desta ave ao meio urbano, que se sente muito à vontade nas frestas de telhados ou qualquer outro espaço em nossas construções. O ninho é uma tigela feita de palha, às vezes cimentada com fezes de gado e recoberta por penas. Os ovos, geralmente de 3 a 5, são incubados pela fêmea enquanto o macho a alimenta. O casal se reveza na alimentação dos filhotes.