Simei Lamarca é exonerado do Governo Guto Issa após polêmica

Igor Juan

31 de janeiro de 2021
Atualização:31 jan 2021 às 15:11

A Prefeitura de São Roque informou no inicio da noite de sábado 30 de janeiro, que Simei Lamarca não faz mais parte da equipe de Governo da cidade. Ele foi exonerado após a Prefeitura avaliar a situação em que furou a fila de agentes de saúde de Votorantim, para ser vacinado contra a Covid-19.

O registro da situação foi flagrado por jornalistas da TV Tem durante uma reportagem no local no dia 28. Para o lugar de Simei Lamarca, que comandava o setor de Desenvolvimento econômico, esporte e lazer, a Prefeitura informou que nomeou Lolo Liza, residente em São Roque.

Após ser destaque em diversos jornais, ao ser flagrado em uma fila para vacinação de covid-19, apenas para profissionais da saúde em Votorantim, o diretor de Turismo, Desenvolvimento Econômico, Esporte e Lazer de São Roque da Prefeitura de São Roque, Simei Lamarca  publicou nas rede sociais ima nota de posicionamento dizendo que não estava errado, e que a TV Tem, agiu de maneira maldosa e sem autorização dele.

Nota de posicionamento de Simei Lamarca

“Um esclarecimento e também a verdade de uma matéria veiculada pela TV Tem, uma reportagem tendenciosa e maldosa, pior, sem a minha autorização.
Na manhã de hoje procurei a unidade de Saúde de Votorantim para esclarecer sobre a possibilidade de vacinação, já que, além de Gestor Público, atuo como profissional de Educação Física, sou proprietário de uma Assessoria Esportiva e também presto serviços em Sorocaba, Votorantim e na região.
Fui informado que que no dia 28, estava ocorrendo a vacinação de profissionais da minha área, assim fui até lá para verificar, e tirar dúvidas.
Cheguei ao local às 6h desta sexta-feira, aguardei na fila até o atendimento na triagem, recebi o esclarecimento de que não poderia ser vacinado no momento, pois não possuía a documentação necessária, embora tenha e estando contemplado através do âmbito legal pelo plano de vacinação e também pelo Cref, agradeci a informação, recebi uma filipeta caso conseguisse o documento e deixei o local sem qualquer tipo de inconveniente.
Momentos após minha saída, dois profissionais da TV Tem vieram até a mim correndo e perguntaram se poderiam gravar.
No ato não autorizei, disse que não havia o porquê da mesma.
Mesmo assim com câmera parada e sem microfone gravaram a conversa, que nada me desabona em verdade.
Respeito o protocolo estabelecido pelas autoridades de saúde para vacinação contra a covid-19, visto que atuo na área de promoção da saúde e qualidade de vida.
Já levei isto ao Jurídico, e meus advogados já estarão se posicionando na próxima segunda feira.”

Flagrado na fila para tomar a vacina

Simei Lamarca, foi flagrado  pelo telejornal Tem Notícias da TV Tem na manhã de sexta-feira (29), na fila para receber a vacina contra a Covid-19 no Pronto Atendimento Materno Infantil de Votorantim, na manhã desta sexta-feira (29).

A Prefeitura de Votorantim está vacinando os profissionais da saúde que moram ou trabalham na cidade. Porém, uma grande fila se formou nesta sexta-feira no local. Segundo a secretária de Saúde municipal, muitas pessoas de Sorocaba foram até posto de vacinação para se vacinar.

Entre as pessoas na fila estava Lamarca, diretor em São Roque, cargo que se equivale ao de secretário em outras cidades. Ele saiu de São Roque e foi até Votorantim para receber a vacina.

Abordado pela equipe de reportagem da emissora  na saída da unidade de saúde, o diretor explicou que foi ao local para saber sobre a vacinação, sendo evidente que estaria ali para ser vacinado.

Simei preferiu não gravar entrevista, mas, em conversa com a equipe da TV em tom de arrogância, disse que tem direito à vacina por ser do grupo prioritário. Contudo, não explicou o motivo de ter ido tomar a dose em Votorantim mesmo não sendo morador ou trabalhador da cidade.

O diretor de São Roque também falou que foi para a fila por ser professor de educação física, que tem alunos em Votorantim e que foi informado que poderia tomar a vacina.

Lamarca é formado em educação física pela Faculdade de Educação Física da ACM de Sorocaba (Fefiso) e foi secretário de Esportes e Lazer e secretário da Cultura na cidade de Sorocaba.

A Secretaria de Saúde de Votorantim explicou que nesta sexta foram entregues senhas e que a análise dos documentos para saber se a pessoa tem direito ou não de receber a vacina será feita no dia da aplicação da dose.

Porém, a secretária de Saúde, Izilda Chiozzotto, garantiu que Simei Lamarca não tem direito de ser vacinado agora e que ele não será imunizado em Votorantim.

A Prefeitura de São Roque, onde o diretor trabalha, informou que Simei Lamarca procurou a unidade de Saúde de Votorantim para esclarecer sobre a possibilidade de vacinação, pois ele também trabalha como personal trainer e atende quatro alunos em Votorantim, sendo dois deles idosos e uma aluna PCD (pessoa com deficiência).

“Simei informa ainda que chegou ao local às 6h desta sexta-feira, aguardou o atendimento de triagem na fila, recebeu o esclarecimento de que não poderia ser vacinado no momento, agradeceu a informação e deixou o local sem qualquer tipo de inconveniente. Reforçamos que o protocolo estabelecido pelas autoridades de saúde para vacinação contra a Covid-19 foi e é respeitado pelo diretor de São Roque”, diz a prefeitura.