30 de junho de 2022
Atualização:30 jun 2022 às 10:26
Um caso de Varíola dos macacos em um morador de Itapevi, na Grande São Paulo, está causando alerta e preocupação aos moradores de São Roque.
Isso porque as duas cidades são vizinhas, fazendo divida pelo bairro São João Novo e São João Velho.
O caso de varíola dos macacos, sobretudo um vírus altamente transmissível, foi confirmado em Itapevi pela secretaria estadual de saúde na tarde de quinta-feira (29). A informado foi obtida pelo Jornal Correio do Interior.
De acordo com a Secretaria de Saúde, no Estado foram registrados 24 casos de varíola dos macacos. Sobretudo 12 são de pessoas que estiveram em viagens à Europa e outros 12 são autóctones.
O morador de Itapevi porém não informou se esteve fora do Brasil recentemente.
O primeiro caso foi descoberto no Brasil, sobretudo pela Secretaria de Saúde em São Paulo, em 9 de junho, sendo um homem de 41 anos que viajou à Espanha.
A OMS – Organização Mundial da Saúde diz já registrou mais de 3 mil casos pelo mundo. A maior parte em países da Europa.
Ainda de acordo com a OMS, a transmissão do vírus acontece por contato com animal ou humano infectado. Todavia por meio de secreções respiratórias, lesões de pele ou objetos contaminados.
As autoridades de saúde informam que os sintomas são: